quinta-feira, 1 de junho de 2017

Ultravox - Rage in Eden

Conheci o Ultravox junto com a imensa leva de bandas do punk rock da velha guarda, eles fizeram parte da cena inglesa do movimento após a metade da década de 70, o primeiro disco (gravado em 1976) tinha essa sonoridade e atitude que os enquadrava no estilo, o primeiro álbum, homônimo, já trazia "Sat'day Night in the City of the Dead" um hit que eternizou-se entre os clássicos punks da época, mas eu não sabia que eles mudariam radicalmente pouco tempo depois e não seria para pior.

Como tudo no Brasil era atrasado demais a gente não conseguia se atualizar direito, nos anos 80 estávamos ainda absorvendo os primeiros discos de bandas que naquele momento já estavam experimentando outras sonoridades, o Damned era outro grande exemplo dessa situação.

Como esse blog tem a intenção de resgatar memórias pessoais em relação a minha vida conectada a musica falarei sobre o momento em que conheci o disco do Ultravox que mais me marcou até hoje, o grande "Rage in Eden", lançado por eles em 1981.

Com a chegada da New Wave e o Synth Pop muitas bandas abriram-se a outros estilos, incorporaram outros elementos em suas sonoridades e essas mudanças em muitos casos foram sacadas certeiras e no caso do Ultravox foi o que os elevou a um patamar mais alto, um reconhecimento maior e consequentemente a fama.

O disco "Vienna", lançado em 1980 foi o divisor de aguas a eles, a faixa que dá titulo ao disco tornou-se um sucesso mundial, é um disco de tecno pop, coeso, embora a meu ver não seja um disco perfeito, o amadurecimento dessa nova formula adotada pela banda só deu inicio no álbum seguinte.

Eu tinha conhecimento de "Vienna", mas devido ao fato de ter em mente aquele Ultravox! inicial eu recebi a musica com frieza e estranheza, era uma canção que eu achei chata logo que ouvi e os deixei de lado.

Em umas das tardes de sábado, onde religiosamente eu saia para vasculhar por discos em lojas especializadas e sebos do centro de Porto Alegre eu acabei topando com um figuraça chamado Marcelo Nunes (que muitos anos depois acabou se tornando um fotografo renomado e autor das fotos de capas e artes de centenas de discos da discografia do rock gaúcho na década de 90), lembro que procurávamos por algo em comum, creio que era o novo lançamento do The Sisters of Mercy e isso rendeu um bate papo e tanto.

O Marcelo me falou de alguns discos que tinha em sua coleção, aquela situação sempre era interessante para mim, significava a possibilidade de mais fitas em meu acervo e como morávamos não muito distantes um do outro acabamos em sua casa para trocar figurinhas e foi quando ele me apresentou esse discaço do Ultravox.

Quando ouvi "The Voice", a faixa que abria o disco, fiquei enlouquecido, nunca tinha escutado algo similar a um tecno pop quase progressivo, colou no ato e toda a sequencia do álbum era magistral em musicas simplesmente perfeitas como no caso de "We Stand Alone", "I Remember (Death in the Afternoon)", "The Thin Wall", "Stranger Within", "The Ascent", um disco mágico e inspirado.

O culto em torno de "Rage in Eden" fez desse disco a obra prima dessa banda, tanto que em 2010 a banda o tocou na íntegra em um show especial no Roundhouse em Londres e documentado em dvd.



Nenhum comentário:

Postar um comentário